sábado, 2 de abril de 2011

Comunicação Alternativa e Aumentativa

A linguagem oral é o recurso mais utilizado para as pessoas comunicarem entre si, contudo, nem todos os indivíduos reúnem condições para aceder à oralidade, tornando-se premente criar condições para que esta população encontre alternativas para minorar, “enganar” ou mesmo eliminar as suas limitações, podendo, assim, viver em toda a plenitude pessoal, familiar e social.
Assim, surge a Comunicação Alternativa e Aumentativa que disponibiliza uma panóplia de sistemas que permitem aceder ou optimizar a comunicação. Pretende-se, deste modo, possibilitar às pessoas com deficiência uma autonomia que lhes permita um desenvolvimento integral, capaz de os levar a caminhar lado a lado com as pessoas que facilmente acedem à informação. Trata-se, em última análise, de incluir e valorizar as diferenças pessoais.
Um sistema aumentativo e alternativo de comunicação é composto por um conjunto de técnicas, estratégias facilitadoras do desenvolvimento cognitivo e do acesso à aprendizagem de conceitos, enriquecimento de vocabulário, aumentando competências linguísticas e de literacia, por parte de crianças com défices severos de linguagem ou fala.
Existem diversos Sistemas Aumentativos de Comunicação, desde gestos ou signos manuais, a quadros de comunicação baseados em sistemas de símbolos gráficos até sistemas mais sofisticados baseados no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
São várias as vantagens que aparecem associadas aos sistemas de comunicação alternativa e aumentativa, sendo que, segundo Ribeiro, M. (1998) podemos destacar:
- normalmente são de fácil aprendizagem;
- respeitam diferentes ritmos pessoais;
- não exigem grande coordenação motora;
- requerem apenas o apontar e a confirmação do ouvinte;
- ajudam na estruturação da linguagem.
Como maiores desvantagens poderemos apontar a impossibilidade que, por vezes, se verifica para transportar as ajudas técnicas/tecnologias e a interacção que, embora efectiva, parece menos directa, menos envolvente.

Sem comentários:

Enviar um comentário