sábado, 2 de abril de 2011

Comunicar ou não comunicar - eis a questão

Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, como partilham uma realidade, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.

Comunicar, embora seja um processo quotidiano e permanente, requer uma complexidade extrema, utilizando um sistema de sinais que abarca a comunicação oral e a escrita, os gestos, as expressões faciais e corporais, o silêncio, o olhar, entre outros.

Por vezes, as dificuldades de coordenação motora ou a existência de outras deficiências (mental, auditiva, visual) podem tornar a comunicação difícil ou praticamente impossível, não possibilitando um conjunto de vivências e experiências que permitem ao ser humano interagir consigo próprio, como o meio envolvente e, em última análise, com a sociedade.

Não conseguir comunicar postula-se como uma experiência frustrante, desencadeadora de sentimentos de impotência e de diminuição, que em última estância podem culminar com comportamentos de agressividade e revolta, deixando o individuo cada vez mais distante das interacções pessoais e sociais.

Sem comentários:

Enviar um comentário