domingo, 3 de abril de 2011

PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Imagens)

É um sistema de comunicação completo e foi originalmente desenhado para criar, rápida e economicamente, recursos de comunicação. Permite desenvolver a comunicação interpessoal, principalmente em pessoas com dificuldades severas de comunicação (Almeida, Piza, Lamônica, 2005). 

Este sistema permite desenvolver a compreensão, reduzir a frustração de quem tem dificuldade em falar e permite um poder de maior escolha de quem não se expressa oralmente (Pedrosa, 2006) e pretende desenvolver a independência e a espontaneidade da comunicação (Soares, 2006).

O PECS começa por ensinar uma pessoa a dar uma imagem de um item desejado ao "professor", que imediatamente entende a troca da imagem como um pedido. O sistema passa a ensinar a discriminação de imagens e como colocá-las juntas em frases. Nas fases mais avançadas, as pessoas são ensinadas a responder a perguntas e comentários.

Tem sido bem sucedido com pessoas de todas as idades, demonstrando uma grande variedade de comunicação para dificuldades cognitivas e físicas.

Este sistema possui símbolos simples, é fácil reconhecer o seu significado, é de baixo custo e relacionam-se com uma grande diversidade de situações de vida diária. Além disso, podem ser utilizado apenas com uma pessoa ou em grupo (Almeida et al, 2005). 

É necessário salientar que a escolha de símbolos deve ser adaptada aos interesses de cada criança, para garantir a sua motivação e facilitar a compreensão. Deve-se trabalhar imagens que ela conheça e goste, para aumentar a espontaneidade da situação (Soares, 2006). 

Apesar de algumas pessoas criticarem a utilização de gestos, com a justificação de que estes nem sempre são entendidos por toda a gente, é necessário realçar que a estes gestos facilita a compreensão e expressão da criança, nomeadamente no Autismo, pois permite contextualizar a mensagem transmitida (Soares, 2006).


  •  Clica aqui e aqui para obteres mais informação útil sobre o PECS.

Sem comentários:

Enviar um comentário