segunda-feira, 4 de abril de 2011

Sistema Bliss



Criado no século XX por Charles K. Bliss e concebido, originalmente, para responder à necessidade de criar uma linguagem internacional para adultos sem dificuldades de comunicação. Como meio de comunicação alternativa e aumentativa foi aplicado pela primeira vez com indivíduos portadores de deficiência motora (paralisia cerebral). 

Este sistema consiste num conjunto de símbolos gráficos que representam conceitos combináveis de diferentes formas, criando novos símbolos. Apresenta níveis abstractos e níveis concretos de conceitos que permitem que seja utilizado por crianças e adultos com diferentes capacidades cognitiva, permitindo distintos graus de estruturação linguística.

Qualquer indivíduo poderá comunicar com recurso a este sistemas, independentemente dos símbolos lhe serem familiares, uma vez que cada símbolo é acompanhado pela palavra que representa.

No sistema Bliss é de suma importância o tamanho, a forma e a posição de cada desenho, sendo que estes são considerados na compreensão do seu significado. Tal facto, levou à necessidade de criar uma gramática de referência.

Sem comentários:

Enviar um comentário